21.6.04

Jean-Paul Sartre [Literatura / Filosofia]

1905 - N. o filósofo e escritor francês Jean-Paul Sartre, galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1964 que se recusou a receber.

«Nasceu em Paris em 1905 e morreu na mesma cidade em 1980. Foi feito prisioneiro pelos Alemães na II Guerra Mundial. Após a sua libertação volta a Paris, onde se envolveu completamente com a Resistência. No fim da Guerra, em 1945, funda a famosa resista Temps Modernes. Foi um intelectual plenamente activo e engagé, presente em todas as manifestações da vida cultural, social e política. É simultaneamente um grande filósofo, um consumado autor literário e teatral que utilizou a literatura como meio de expressão (e compromisso) das ideias filosóficas e políticas. Compartilhou a sua vida e os seus interesses intelectuais e políticos com a famosa escritora Simone de Beauvoir, que personificou em tom feminino - promotora do feminismo - as mesmas ideias e interesses.
O existencialismo de Sartre foi muito mal divulgado e até mal entendido».

In NAVARRO CORDÓN, Juan Manuel e MARTÍNEZ, T. Calvo, História da Filosofia (1998), vol 3º, «Filosofias contemporâneas», Lisboa, Edições 70, p. 101.
Biografias de Sartre e Beauvoir
Obras de Sartre (traduzidas para Português)

Sem comentários: