10.10.04

Dia de São Francisco de Borja.

------------

Dia Mundial da Saúde Mental.

Memória e raciocínio e alimentação
Depressão
Raríssimas - Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras
Bio-Reiki
Psicoterapia cognitivo-comportamental
Doença crónica e insónia
Distúrbios psiquiátricos em jovens

------------

1684 - N. o pintor francês Jean-Antoine Watteau.


------------

1731 - N. o físico inglês Henry Cavendish.

------------

1810 - Em Portugal, as forças francesas são detidas na batalha das Linhas de Torres.

------------

1813 - N. o compositor italiano Giuseppe Verdi.
Obra

------------

1834 - N. o escritor finlandês Aleksis Kivi, cujo nome original é Alexis Stenvall. Considerado o criador da moderna linguagem da literatura finlandesa, escreveu peças de teatro, poemas e novelas. Foi o primeiro escritor profissional a publicar o seu trabalho em finlandês. Morreu aos 38 anos.
Obras em inglês

------------

1861 - N. o cientista e explorador norueguês Fridtjof Nansen, galardoado com o Prémio Nobel da Paz em 1922. Foi o delegado norueguês na Sociedade das Nações e o criador dos passaportes «Nansen» para os refugiados.

------------

1870 - N. o escritor russo Ivan Alekseyevich Bunin, galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1933, pela mestria com que retratou as tradições russas em prosa.
Obras em francês

------------

1886 - O smoking é pela primeira vez usado em Tuxedo, Orange County, Nova Iorque pelo seu criador, Pierre Lorillard, no Tuxedo Park Country Club ficando popularmente conhecido pelo nome do local (Tuxedo).


------------

1892 - N. o escritor servo-croata Ivo Andric, que se tornou conhecido pelos seus contos e novelas, cuja acção decorre na Bósnia. O pessimismo kierkegaardiano e o isolamento pessoal são sentimentos que dominam a sua obra. Foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1961, pela força épica com que delineou temas e destinos humanos a partir da história do seu país.
Obras em inglês
Obras em francês

------------

1903 - A aspirina começa a ser comercializada na Alemanha.

------------

1913 - N. em Tanenerive, Madagáscar, o escritor francês Claude Simon, galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1985. É considerado o representante do Nouveau Roman, na sua obra combina a criatividade de um poeta com a de um pintor, demonstrando uma grande consciência da sociedade do seu tempo e da condição humana.
Obras em inglês
Saber mais

------------

1916 N.a actriz portuguesa Mirita Casimiro.
Por incrível que pareça, não encontrei nenhuma biografia online!

------------

1918 N. o pianista e compositor norte-americano de jazz Thelonious Monk.
Obra

------------

1930 N. o dramaturgo inglês Harold Pinter, reconhecido internacionalmente como o dramaturgo mais complexo do pós-guerra. São temas típicos da sua obra: ameaças obscuras, fantasias eróticas, obsessões e ciúmes, ódios familiares e distúrbios mentais.

------------

1941 - N. o escritor e produtor televisivo nigeriano Ken Saro-Wiwa (1941-1995). Escreveu novellas satíricas, histórias infantis e peças de teatro. Em 1994, foi preso por ordem do ditador Sani Abacha. Saro-Wiwa tinha vigorosamente defendido os direitos do povo Ogoni e criticado a política do governo relativamente ao petróleo. Apesar dos protestos internacionais, foi enforcado, juntamente com outros oito activistas defensores dos direitos do povo Ogoni, em Port Harcourt, a 10 de Novembro de 1995.

------------

2004 - M., em Nova Iorque, Christopher Reeve aos 52 anos, vítima de uma paragem cardíaca.

Conhecido mundialmente pelo seu papel como Super-Homem, C. Reeve estava inválido há nove anos, numa cadeira de rodas, após ter caído de um cavalo num concurso equestre.
Christopher Reeve Paralysis Foundation

Sem comentários: