
DATAS NA HISTÓRIA é um espaço de divulgação de efemérides que assinalam acontecimentos ou fenómenos importantes na História. Assim, serão aqui publicados textos sobre as efemérides do dia, relativas às mais diversas áreas do conhecimento. Todos os posts incluem links para que o leitor aprofunde os seus conhecimentos. teresamalmeida61@gmail.com
1943 - As tropas alemãs rendem-se em Estalinegrado, no decurso da II Guerra Mundial.
1935 - N. o escritor japonês Kenzaburo Oe, galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1994, que com a sua força poética criou um mundo imaginário, onde a vida e o mito se condensam, construindo um retrato desconcertante do ser humano actual.
1933 - M. o escritor inglês John Galsworthy, galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1932. Tornou-se famoso pelo retrato que traçou da classe média-alta britânica e pela sátira social. A sua obra mais famosa foi a Família Forsyte (1906-21), adaptada para série televisiva. Antes de iniciar a sua carreira de escritor leu avidamente as obras de Kipling, Zola, Turgenev, Tolstoy e Flaubert.
1929 - N., em Munique, o físico alemão Rudolf Ludwig Mössbauer, galardoado com o Prémio Nobel da Física em 1961, ex-aequo com Robert Hofstadter.
1923 - N. o escritor Americano Norman (Kingsley) Mailer, que desenvolveu nas décadas de 60 e 70 uma forma de jornalismo que combina eventos actuais, autobiografia e comentário político, dando-lhe a riqueza de um romance.
1902 - N., em Uppsala, a escritora e diplomata sueca Alva Myrdal, galardoada com o prémio Nobel da Paz em 1982, ex-aequo com Alfonso García Robles.
1891 - Revolta republicana no Porto, que será a primeira tentativa de implantação da República em Portugal.
1881 - N. o cientista americano Irving Langmuir, galardoado com o Prémio Nobel da Química em 1932.
1876 - Os índios americanos recebem ordens para se mudarem para as reservas.
1872 - N. o escritor Americano Zane Grey, sendo o seu nome original Pearl Grey. Pioneiro na literatura ocidental de um novo género. Escreveu cerca de 60 livros que foram quase todos publicados postumamente. Nas suas obras o Ocidente é apresentado como um campo de batalha moral, no qual as suas personagens, semi-marginais, são destruídas devido à sua incapacidade de mudar ou de se redimir através de um confronto final com o seu passado.
1868 - N.o cientista americano Theodore William Richards, galardoado com o Prémio Nobel da Química em 1914, em reconhecimento pela determinação do peso atómico de um grande número de elementos químicos.
1947 - N. a cientista Americana Linda B. Buck, galardoada com o Prémio Nobel da Medicina, ex-aequo com Richard Axel, pelas suas descobertas relativas aos receptors de odores e a organização do sistema olfactivo.
1926 - N. o cientista paquistanês Abdus Salam, galardoado com o Prémio Nobel da Física em 1979, ex-aequo com Steven Weinberg e Sheldon Lee Glashow.
1866 - N. o escritor francês Romain Rolland, Galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1915, como um tributo ao idealismo, demonstrado na sua produção literária, e ao seu amor pela verdade com os quais descreveu diferentes tipos de seres humanos.
1860 - N. o dramaturgo russo Anton (Pavlovich) Chekhov. No seu trabalho combina a atitude desapaixonada de um cientista com a sensibilidade e o entendimento psicológico de um artista. No seu trabalho retrata com frequência a vida em pequenas cidades russas, onde ocorrem eventos trágicos. As suas personagens são passivas, nelas predomina a sensação de que os seus esforços de nada valem.
1850 - N. o urbanista inglês Ebenezer Howard (m. 1928), criador do conceito cidade jardim (garden city).