27.2.05

Oscar [Destaque]

A propósito da atribuição dos óscares esta noite... já pensou por que motivo a célebre estatueta tem esta designação? Aqui fica uma explicação possível:

«A célebre estatueta que premeia, nos Estados Unidos, as actividades cinematográficas recebeu este designativo, mas não se lhe consegue encontrar a origem exacta. Quase todos os etimologistas registam, a propósito, uma historieta equívoca. De facto, o prémio, iniciado em 1927, não tinha nome - era apenas o prémio da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood. Só a partir de 1931 se lhe chamou «óscar», porque um jurado, ao ver a estatueta de bronze dourado, exclamou: «olha, parece o Tio Óscar!», um vendedor de fruta do mercado local, conhecido como o «Tio Óscar». Um jornalista ouviu a exclamação e, imediatamente, utilizou o «óscar» para baptizar o troféu.»
In Orlando Neves (2004) Dicionário do Nome das Coisas e outros Epónimos, Editorial Notícias, 1ª ed.
Obra

24.2.05

Nova secção












Na barra lateral, à direita, poderá encontrar uma nova secção de links, que talvez interesse aos mais curiosos «Invenções». Poderá descobrir a origem de objectos que usamos diariamente e ter algumas surpresas...

23.2.05

Dia de São Policarpo

Zeca Afonso [Música]

1987 - M. o músico Zeca Afonso morreu a 23 de Fevereiro de 1987 no Hospital de Setúbal, vítima de esclerose lateral amiotrófica, doença que lhe tinha sido diagnosticada em 1982. O seu funeral foi acompanhado por mais de 30 mil pessoas.

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos nasceu a 2 de Agosto de 1929, em Aveiro. Com uma infância vivida entre África e Portugal, vem definitivamente para o seu país em 1938 onde termina a quarta classe. Nesse ano, por imposição do seu tio, salazarista convicto, Zeca Afonso enverga a farda da Mocidade Portuguesa.

O seu primeiro trabalho é editado em 1956 com o título «Fados de Coimbra». Actua dentro e fora do país e em 1964 faz uma actuação na Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense que lhe serve de inspiração para a famosa «Grândola, Vila Morena» (música que viria a ser a senha de início do movimento das Forças Armadas a 25 de Abril de 1974).
Ligado à política sempre de forma subtil, Zeca Afonso recusa a adesão ao Partido Comunista Português mas continua a edição de músicas de intervenção até à data da sua morte, há precisamente 17 anos.
Diário Digital

Escravatura [Direitos humanos]

1869 - É abolida a escravatura em todo o território português.

Abolição da escravatura no Brasil
Escravidão em todo o mundo

21.2.05

Dia Internacional da Língua Materna




Efeméride criada pela UNESCO. Quem se interessar por esta temática não deve deixar de ler a Declaração Universal dos Direitos Linguísticos, Campo das Letras.
Esta Declaração está também disponível online, mas sem a introdução e a contextualização da edição acima referida.

Anaïs Nin [Literatura]

1903 - N. a escritora francesa Anaïs Nin (M. 1977), que escreveu contos eróticos e se tornou famosa, sobretudo pelo seu Diário, no qual registou a auto-descoberta de uma mulher (1931-1974). Num tom intimista anota sentimentos, reflexões sobre a sua vida, com os quais o leitor facilmente se identifica. Descreve, por exemplo, as suas sessões de psicanálise com Otto Rank, revelando um duplo discurso, o da descrição e o da reflexão paralela, subjacente às conversas com Otto Rank.

Foi amante de Henry Miller, tendo-o ajudado a rever as suas obras. Esta relação deu origem no ao filme Henry and June, protagonizado por Maria de Medeiros, no papel de Naïs Nin com quem tem assombrosas semelhanças.

Até à década de 60, a sua obra foi ignorada, passando depois a ser considerada um exemplo de tenacidade para todos os que procuram afirmar na literatura ou na arte.

"It's all right for a woman to be, above all, human. I am a woman first of all."
(The Diary of Anaïs Nin, vol. I, 1966)

"I had expected a man for the demonstration of sixty-six ways of making love. Henry barters over the price. The women smile. The big one has bold features, raven black hair in curls which almost hide her face. The smaller one has a pale face with blonde hair. They are like mother and daughter. They wear high-heeled shoes, black stockings with garters at the thighs, and loose open kimono. They lead us upstairs. They walk ahead, swinging their hips." (Journals 1931-1934)
Saber mais...
Obras em português

Henrik Carl Peter Dam [Medicina]

1895 - N. o cientista dinamarquês Henrik Carl Peter Dam, galardoado com o Prémio Nobel da Medicina em 1943, por ter descoberto a vitamina K, um poderoso anti-hemorrágico, ex-aequo com Edward Adelbert Doisy que descobriu a natureza química da vitamina K.
Saber mais sobre a vitamina K

Savielly Grigorievitch Tartakower [Jogos]




1887 - N. O jogador de xadrez russo Savielly Grigorievitch Tartakower (M. 1956).

Clube de xadrez


The Internet Chess Club


Play Chess Online

Sacha Guitry [Literatura]




1885 - N. o escritor francês Sacha Guitry (M. 1957).

"The little I know I owe to my ignorance."

«On peut faire semblant d'être grave,
on ne peut pas faire semblant d'avoir de l'esprit.»


Saber mais...

Obra em francês e inglês

Jeanne Louise Calment [Curiosidades]





1875 - N. em França Jeanne Louise Calment que se tornou a mulher mais velha do mundo ao viver 122 anos e 164 dias, falecendo a 4 de Agosto de 1997.







Saber mais...

Human longevity

International Longevity Center

Nikolai Vasilievich Gogol [Literatura]

1852 - M. o escritor russo Nikolai Vasilievich Gogol, dramaturgo e fundador do chamado realismo crítico na literatura russa. As suas obras caracterizam-se por um estilo imaginativo e uma linguagem poderosa. Como denunciante dos defeitos humanos, Gogol poderia ser considerado o Jerónimo Bosch da literatura russa.

"The moon is made by some lame cooper, and you can see the idiot has no idea about moons at all. He put in a creosoted rope and some wood oil; and this has led to such a terrible stink all over the earth that you have to hold your nose. Another reason the moon is such a tender globe it that people just cannot live on it any more, and all that's left alive there are noses. This is also why we cannot see our own noses - they're all on the moon." (Diary of a Madman,1835)
Obras em português

Manifesto Comunista [Política / História]





1848 - O Manifesto Comunista, escrito por Karl Marx, com a ajuda de Friedrich Engels, é publicado em Londres por um grupo de revolucionários socialistas de origem alemã conhecidos como Liga Comunista.


Obras de Marx e Engels (em português)

Telégrafo de Samuel Morse [Invenções]





1838 - O inventor norte-americano Samuel Morse faz a primeira demonstração pública do seu telégrafo, na sequência do qual cria o código Morse.




Alfabeto do código Morse


Aprender o código Morse

19.2.05

Dia de São Conrado

Deng Xiaoping [Política]

1997 - M. o líder comunista chinês Deng Xiaoping

«The U.S. brags about its political system, but the president says one thing during the election, something else when he takes office, something else during mid-term, and something else when he leaves.»

António Gedeão [Literatura]

1997 - M. o poeta português António Gedeão, pseudónimo de Rómulo de Carvalho que era também professor de Ciências Físico-Químicas.

Obra

Fernando Pessoa [Literatura]

1982 - Em Salamanca, encerramento da exposição Vida e Obra de Fernando Pessoa, que percorreu diversas cidades espanholas, com uma conferência de Joel Serrão.

Obras de Fernando Pessoa

Francisco Keil do Amaral [Arquitectura]

1975 - M. o arquitecto português Francisco Keil do Amaral, que foi arquitecto urbanista da Câmara Municipal de Lisboa. Dedicou-se à criação e renovação de parques e jardins públicos. É autor de edifícios no Aeroporto da Portela, no Parque Florestal de Monsanto e na União Eléctrica Portuguesa. Ganhou a medalha de ouro na Exposição Internacional de Paris em 1937, pelo seu Pavilhão de Portugal. Foi ainda galardoado com os prémios Diários de Notícias, Municipal de Arquitecture e Valmont. Publicou ainda diversas obras.
Saber mais...
Obras

Mário Beirão [Literatura]

1965 - M. o poeta português Mário Beirão.

John Glenn [Astronáutica]

1962 - John Glenn torna-se o primeiro astronauta norte-americano a viajar pelo espaço.

André Gide [Literatura]

1951 - M. o escritor francês André Gide, humanista e moralista, recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1947.

«Art is a collaboration between God and the artist, and the less the artist does the better.»
Obra em inglês
Obra em português

R. Timothy Hunt [Medicina]

1943 - N. o cientista inglês R. Timothy Hunt, galardoado com o Prémio Nobel da Medicina em 2001,ex-aequo com Sir Paul M. Nurse e Leland H. Hartwell, por terem descoberto os reguladores chave do ciclo da célula.
Livros sobre Biologia molecular da célula
Livros sobre a regulação do ciclo da célula

David J. Gross [Física]

1941 - N. o cientista americano David J. Gross, galardoado com o Prémio Nobel da Física em 2004, ex-aequo com Frank Wilczek e H. David Politzer.

Lee Marvin [Cinema]

1924 - N. o actor Americano Lee Marvin.

«Ah, stardom! They put your name on a star in the sidewalk on Hollywood Boulevard and you walk down and find a pile of dog manure on it. That tells the whole story, baby.»

Carson McCullers [Literatura]

1917 - N. a escritora Americana Carson McCullers.

«There's nothing that makes you so aware of the improvisation of human existence as a song unfinished. Or an old address book.»
Obras em português
Obras em inglês

William Kellog [Invenções]

1906 - William Kellog funda a primeira companhia de cornflakes, originalmente utilizados como comida para doentes psiquiátricos.

Uma cronologia do milho
Fundação Kellog