23.2.05

Zeca Afonso [Música]

1987 - M. o músico Zeca Afonso morreu a 23 de Fevereiro de 1987 no Hospital de Setúbal, vítima de esclerose lateral amiotrófica, doença que lhe tinha sido diagnosticada em 1982. O seu funeral foi acompanhado por mais de 30 mil pessoas.

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos nasceu a 2 de Agosto de 1929, em Aveiro. Com uma infância vivida entre África e Portugal, vem definitivamente para o seu país em 1938 onde termina a quarta classe. Nesse ano, por imposição do seu tio, salazarista convicto, Zeca Afonso enverga a farda da Mocidade Portuguesa.

O seu primeiro trabalho é editado em 1956 com o título «Fados de Coimbra». Actua dentro e fora do país e em 1964 faz uma actuação na Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense que lhe serve de inspiração para a famosa «Grândola, Vila Morena» (música que viria a ser a senha de início do movimento das Forças Armadas a 25 de Abril de 1974).
Ligado à política sempre de forma subtil, Zeca Afonso recusa a adesão ao Partido Comunista Português mas continua a edição de músicas de intervenção até à data da sua morte, há precisamente 17 anos.
Diário Digital

Sem comentários: